Como já ensinou um dos maiores nomes mundiais do marketing, Phillip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um”. Por isso, uma das maneiras mais estratégicas para fazer marketing utilizando o Whatsapp é explorando-lo como instrumento para a prática do marketing de relacionamento com foco em fidelização, que pode culminar em aumento das vendas recorrentes ou aumento de tíquete médio.
Como todo trabalho de comunicação, a definição da estratégia, ações e abordagem deve levar em conta quem você é, seu produto e o seu público. A seguir, listamos 14 possibilidades de ações, usando como exemplo um salão de beleza. Confira, inspire-se e bons negócios.
A partir dos objetivos do seu salão e das principais dúvidas e demandas das suas clientes, elenque um mapa de temas de interesse relacionado ao seu negócio, separando-os por categorias macros. Por exemplo, tendências/inspirações, promoções/ofertas exclusivas, dicas/curiosidades e motivação/empoderamento.
Para manter a frequência e a consistência da sua comunicação, sem ficar chato e sem deixar faltar assunto na hora “H”, crie um cronograma de conteúdo, incluindo a frequência em que eles serão enviados e mantendo um equilíbrio entre os temas previamente mapeados.
Utilize sites, revistas, blogs e programas de TV relacionados aos temas para servir de inspiração para criar os conteúdos, dando o seu toque ou análise pessoal e contextualizando de que forma a informação pode ser útil na vida de seus clientes.
Quem não gosta de ser tratado como VIP? Crie um grupo fechado para as suas clientes, oferecendo algum brinde especial a quem aceitar integrar o grupo. Pode ser serviços de menor custo, como uma hidratação ou uma escova. Além de mantê-las por perto você estimula venda e o aumento do tíquete médio com vendas casadas.
Use as redes sociais para divulgar a promoção inicial e convidar sua rede para integrar o grupo por meio de convite, destacando sempre os benefícios e vantagens exclusivos para esse grupo, bem como, o número limitado de vagas. Ainda não usa as redes sociais? Nesse post tem 5 dicas pra você também começar a utilizá-las agora mesmo!
Seguindo o cronograma prévio, envie mensagens relevantes, inspiracionais e promocionais, mas que mantenha um vínculo e em um tom de proximidade. Por exemplo: “Olá meninas! O loiro é irresistível para a maioria das mulheres e segue ditando tendências para 2020, com destaque para os tons vibrantes e quentes, em tamanhos variados, como esses (foto de dois trabalhos já realizados com os tons mencionados). Quem gostou levanta a mão \O/ e vem correndo marcar seu horário porque tem promoção!”. Você dá uma dica sobre a tendência, oferece uma prova social por meio de trabalhos reais já realizados e dá uma recompensa exclusiva para o grupo seleto.
Trate esse grupo realmente como especial em todas as abordagens de comunicação e marketing que planejar. Por exemplo, divulgar uma promoção em primeira mão para o grupo, abrir sessões/horários vips, cafés da manhã com sorteio de brindes de fornecedores e parceiros, sessões de beleza em parcerias, como com consultores de beleza de marcas de cosméticos, entre outros.
Crie um dia da semana para uma consultoria especializada para responder dúvidas, como um plantão. É oportunidade de deixar elas exporem suas dores e anseios, o que pode te ajudar a definir as próximas ações e o conteúdo a ser trabalhado, além de te ajudar a trabalhar sua autoridade no assunto por meio do compartilhamento de informação e conhecimento.
Utilize a versão business do WhatsApp para criar saudações e mensagens automáticas em determinados horários, além de mantê-lo com imagem e descritivos completos, atualizados e profissionais do seu negócio.
Essa já é mais básica, mas vale lembrar. Além de agilizar o atendimento, você pode mantê-lo organizado, classificando cada contato de acordo com o status dos agendamentos usando as sinalizações disponíveis no App.
Coloque o link para encaminhamento ao Whatsapp no perfil do seu salão no Instagram, utilizando algum API (disponibilizado gratuitamente na internet), por exemplo o Convertte.com, ou por meio de um agregador de links, como Link Tree.
Não utilize seu telefone nem Whatsapp pessoal para o trabalho. Importante manter o profissionalismo com um número exclusivo, com uso de fotos de perfil e saudação adequadas.
Mantenha uma tabela com as datas dos serviços utilizados por cada cliente e envie mensagem de lembrete e convite de retorno quando o serviço estiver com seu prazo médio a vencer. Por exemplo: se a cliente fez uma escova progressiva que dura em média 60 dias, mande uma mensagem para ela quando o prazo estiver próximo do vencimento, lembrando-a da data da última escova e convidando-a a renovar o serviço. Pode ser até enviada uma foto dela no dia em que esteve no salão, após o procedimento. Ela vai adorar lembrar como ficou linda e sentir aquela sensação de bem estar novamente!
Siga a mesma lógica para datas de aniversário, enviando algum presente especial que ela deverá ir até o salão para retirar. Ah, mas pense antes em um presente, que será utilizado durante todo um ano, para que não haja ciúme entre suas clientes.
Gostou? Que tal criar uma estratégia personalizada para o seu negócio? mande uma mensagem para paula@cairescomunica.com.br
*Conteúdo extraído e adaptado da consultoria de comunicação prestada por Paula Caires ao “Ideias para Fazer Marketing pelo Whatsapp Business”, publicado pela Editora Online.
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